Livro Trust within Organizations of the New Economy: a cross industrial study

Trust within Organizations of the New Economy

A cross industrial study

Este livro publicado na Alemanha apresenta a primeira pesquisa no Brasil que investiga as relações de confiança dentro de empresas privadas.

 

A pesquisa busca compreender os efeitos de diferentes arcabouços institucionais sobre os níveis de confiança interpessoal dentro de hierarquias. Seguindo as tendências apresentadas por estudiosos da Nova Economia e por relatórios da Organização Internacional do Trabalho [OIT] que apontam significativas mudanças no modelo de contrato de trabalho, este estudo investiga possíveis diferenças nos níveis de confiança entre dois paradigmas: a Velha Economia e a Nova Economia.

 

Mudanças institucionais ocorridas na Nova Economia, que resultaram em alta incerteza institucional, influenciam consideravelmente o desenvolvimento da confiança interpessoal dentro das empresas.

 

Utilizando um questionário manual, aplicado dentro de sete empresas privadas brasileiras, o estudo buscou mensurar a confiança como uma variável dependente.
Da revisão da literatura especializada e observação empírica da realidade destas organizações, as empresas foram identificadas e classificadas dentro de diferentes grupos.

 

O estudo conclui que a relativa alta incerteza ambiental limita consideravelmente o desenvolvimento de níveis de confiança dentro das empresas que operam na Nova Economia.

 

Palavras-chave: confiança organizacional; incerteza institucional; nova economia.

 

Trust within Organizations of the New Economy
A cross industrial study.

Marco Tulio Zanini, 2007.