A Ponta da Lança
Intangíveis em equipes de alto desempenho.
Como lições aprendidas na gestão dos esquadrões de elite podem inspirar líderes empresariais?
Em “A ponta da lança”, os autores buscam compreender, a partir da análise da atuação do BOPE, da CORE e do COT, respectivamente unidades das polícias militar, civil e federal no Rio de Janeiro – comparadas com as equipes norte-americanas de polícia SWAT e US MARINES –, aspectos intangíveis da gestão. Elementos como liderança, cultura e relações de confiança são analisados para entender de que forma eles cooperam para a construção da competência nessas equipes e para o alcance de resultados. A força do vínculo entre os indivíduos, com o grupo e com a instituição é determinante para a eficiência nas equipes de operações especiais.
Para os autores, de modo geral, as empresas hoje enfrentam dilemas na busca pela diferenciação e inovação, mas as precondições para alcançar esses objetivos estão na capacidade de gerar um sistema de gestão que desperte sentido para o trabalho e a motivação e confiança recíprocas entre seus membros. A obra mostra que a força do vínculo, tão presente nas equipes de operações especiais da polícia, é exatamente o elo perdido na gestão atual das empresas.
Os autores destacam ainda traços comuns dos combatentes – como lealdade, coragem, disciplina pessoal e resiliência – que enfrentam missões de vida ou morte. Na visão dos autores, a ação orientada por uma missão está sempre presente nessas equipes, gerando motivação e sentido para a realização da tarefa. Os autores constataram ainda que não são processos formais e normas institucionais e burocráticas que constroem a excelência operacional nessas equipes, em que estruturas hierárquicas e centralizadas, isoladamente, mostram-se ineficientes. Mas a efetividade de trabalho depende muito da autonomia de equipes operacionais para atuar em cenários complexos e imprevisíveis.
Criando um paralelo com o mundo empresarial, a obra revela a importância de a ação ser orientada por uma missão, gerando motivação e propósito de vida, da liderança orientada por valores e das relações de confiança para a conquista da excelência operacional. Raros são os casos no mundo empresarial em que o ciclo de planejamento, ação e resultado se completa em tão pouco tempo, como nas equipes de operações especiais, com a possibilidade de avaliar o seu sucesso ou fracasso de maneira tão contundente.
A Ponta da Lança - Intangíveis em equipes de alto desempenho.
Editora Elsevier, 2014.
Marco Tulio Zanini, Carmen Migueles e Marcio Carvalho Colmerauer